domingo, 26 de julho de 2009

A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA


Postagem da aula do dia 09/07

texto: Aprender a ler e a escrever de Ana Teberosky e Tereza Colomer

No processo de construção do conhecimento, as crianças da mesma idade e expostas ao mesmo estímulo nao aprendem ao mesmo rítmo. Em geral, as que tiveram contato, desde cedo, com situações de letramento, assistindo e participando de atos de leitura e de escrita, levam para escola conhecimentos prévios que facilitam na alfabetização.

As autoras ressaltam que as hipóteses que as crianças desenvolvem constituem respostas a verdadeiros problemas conceituais, semelhantes aos que os seres humanos colocaram ao longo da historia da escrita e da leitura. O desenvolvimento ocorre por construção de conhecimentos anteriores, dando lugar a novas construções.

Dentro de um contexto cultural, as crianças investigam e formulam hipóteses, mesmo entrando em conflito, os quais sao resolvidos por elas no momento de avançar nos conceitos. É nesse momento que tentam perceber com quantas letras se escreve uma palavra, quais são elas e em que ordem elas aparecem. na fase em que o aluno adota simplesmente o critério de que para escrever, é preciso uma quantidade de letras diferentes entre si, a hipótese é considerada pré-silabica. Quando passa a registrar uma letra para cada emissão sonora ela está no nivel silábico - inicialmente sem valor sonoro e depois com a correspondência sonora nas vogais e/ou nas consoantes. na hipótese silábico-alfabético, as escritas incluem sílabas representadas com uma única letra e outras com mais de uma letra. E, finalmente, quando começa a representar cada fonema com uma letra, considera-se que ele compreende o princípio afabético de nossa escrita. No entanto, mesmo nessa fase, os alunos ainda representam erros de ortografia.

Veja como poderia ser a escrita da palavra camiseta de acordo com cada hipótese:

*pré-silabica: PBVAYO

*silábica sem valor sonoro: ERFE

*silábica com valor sonoro: KIZT

*silábico-alfabético: KAIZTA

*alfabética: CAMIZETA

Neste último exemplo, temos o que já seria considerada uma escrita alfabética, mas ainda com erro ortográfico, que precisa ser trabalhado pela professsora.

Sebastiana Maurícia

Um comentário:

  1. Boa reflexão... Mas, os exemplos foram retirados de alguma fonte? Coloque a fontes de pesquisa...

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