Postagem da aula do dia 09/07
texto: Aprender a ler e a escrever de Ana Teberosky e Tereza Colomer
No processo de construção do conhecimento, as crianças da mesma idade e expostas ao mesmo estímulo nao aprendem ao mesmo rítmo. Em geral, as que tiveram contato, desde cedo, com situações de letramento, assistindo e participando de atos de leitura e de escrita, levam para escola conhecimentos prévios que facilitam na alfabetização.
As autoras ressaltam que as hipóteses que as crianças desenvolvem constituem respostas a verdadeiros problemas conceituais, semelhantes aos que os seres humanos colocaram ao longo da historia da escrita e da leitura. O desenvolvimento ocorre por construção de conhecimentos anteriores, dando lugar a novas construções.
Dentro de um contexto cultural, as crianças investigam e formulam hipóteses, mesmo entrando em conflito, os quais sao resolvidos por elas no momento de avançar nos conceitos. É nesse momento que tentam perceber com quantas letras se escreve uma palavra, quais são elas e em que ordem elas aparecem. na fase em que o aluno adota simplesmente o critério de que para escrever, é preciso uma quantidade de letras diferentes entre si, a hipótese é considerada pré-silabica. Quando passa a registrar uma letra para cada emissão sonora ela está no nivel silábico - inicialmente sem valor sonoro e depois com a correspondência sonora nas vogais e/ou nas consoantes. na hipótese silábico-alfabético, as escritas incluem sílabas representadas com uma única letra e outras com mais de uma letra. E, finalmente, quando começa a representar cada fonema com uma letra, considera-se que ele compreende o princípio afabético de nossa escrita. No entanto, mesmo nessa fase, os alunos ainda representam erros de ortografia.
Veja como poderia ser a escrita da palavra camiseta de acordo com cada hipótese:
*pré-silabica: PBVAYO
*silábica sem valor sonoro: ERFE
*silábica com valor sonoro: KIZT
*silábico-alfabético: KAIZTA
*alfabética: CAMIZETA
Neste último exemplo, temos o que já seria considerada uma escrita alfabética, mas ainda com erro ortográfico, que precisa ser trabalhado pela professsora.
Sebastiana Maurícia
Boa reflexão... Mas, os exemplos foram retirados de alguma fonte? Coloque a fontes de pesquisa...
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