Caminhando na direção da representação da lingua, nos primeiros momentos dessa produção escrita já existe a vontade de representar através da escrita, quando a criança já diferencia desenho de escrita, ela ainda não tenta representar a palavra e sim o objeto. Se mostrar para uma criança uma garrafa e solicitar que ela escreva o nome do objeto, ela fará a representação imaginando que esta representando a garrafa e não a palavra garrafa.
A criança acredita que existam umas figuras para serem lidas e outras que não servem para ler,isto ´é, os desenhos não servem para serem lidos.
Para a leitura, também para a escrita a criança usa críterios quantitativos e qualitativos. Os primeiros referem-se principalmente à quantidade de letras.Para se obter escritas: mínimos de 3 letras e máximo de7. O segundo tipo de criterio faz com que a criança utilize às mesmas marcas ou letras para representar coisas difererntes, apenas variando a posição das letras.
Existem fases que as crianças acham que os nomes das pessoas e das c0isas tem relação com o tamanho ou idade, e ao escrever ELEFANTE, ela usará muitas letras por ser um animal grande .Ja
para escrever formiguinha usará poucas letras, devido ao tamanho da formiguinha. Outra contradição diz respeito aos monossilabos qque deveriam ser e4scritos com apenas uma letra.Quando a criança está na transição e4ntre as hipotéses pre-silábicas e silábicas e quer escrever, por exemplo, a palavra "pé",normalmente usa apenas a letra E, mas como supõe que não pode escrever palavras com menos de 3 letras ela acrescenta outras, escrevendo "pe" da seginte forma:EBN.Ou quando as crianças empregam vogais como marcos silábicos e com seu valor convencional, por exemplo, para escrever GATO ou PATO utilizam as mesmas vogais AO. Isto gera um conflito nas crianbças que, até então, acreditavamque para escrever paalavras diferentes era necessario letras diferentes.
Tentando separar as contradições entre sua atual escrita e as hipóteses estabelecidas anteriormente, ela ensaiará novas commbbinações e avançará em seus processos de construçoes da escrita.
Ao descobrir que o e4squema de uma letra para cada silaba não funciona, a primeira tentativa da criança é acrescentar mais letras aleatoriamente.Nesse m,omento, como em todos os outros é de suma importância que a criança tenha contato com variados portadores de textos e vários registros escritos para que avance em seu processo de construção.
Certamente as crianças perceberão que certas silabas não se encaixam no esquema e procurarão solucionar esse problema acrescentando mais letras às palavras novamente.Surgirão outros conflitos: logo perceberá que algumas vezes,um único fonema pode ser representado por varias letras e pode existir mais de uma letra para um mesmo fomema.Ela tambem percebe que,a partir do contexto em que está inserida a palavra deverá ser lida diferentemente.Todo o conflito do processo de construção da escrita na crriança, serão levados à descoberta de que existem regras para a escrita e que certas"coisas",certas regras devem ser memorizadas ou segundo Piaget, devem ser "assimiladas".As regras para a ortografia correta deverão ser trabalhadas somente quando a criança já estiver completamente alfabetizada, quando poderá passar ao nível ortográfico.
Sebastiana Mauricía
Mãe,gostei muito do seu blog.Eu ainda não conhecia essa pajina.Ela mostra o desenvolvimento de como você enterage nas suas aulas.Ele é bem legal.
ResponderExcluirFeliz dia do amigo
Que a nossa amizade dure para sempre.
Helena da Silva Roberto Lima.
A reflexão ficou muito interssante! Você evidenciou conhecimento sobre os principais conceitos abordados pelo texto.!!
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