sexta-feira, 26 de junho de 2009

Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola:Perspectiva sociolinguística





Texto de Ana Teberosky

Aula do dia 18 /06

Não é por que os processos de alfabetização e letramento são diferentes que devem ser sucessivos. O ideal é alfabetizar letrando. o avanço contínuo desse processo permite ao aluno a capacidade de produzir seus próprios testos e isso se inicia muito antes da pré-escola.
A idéia de formar leitores na creche parte da professora que inclui em seu repertórioo hábito de ler história para seus alunos fazendo com que eles produzam linguagens só de olhar as figuras, criando novo enredo para a história. Isto acontece na prática da professora Luciana da turma EI-30 na creche silverinha, onde meu filho Kássio estuda. O objetivo é explorar as situções de leitura, assumindo uma tarefa realmente de formar leitores.
Tentado ler os vários sinais da realidae incluindo caractéres da escrita, as crianças vão se aproximando de modos de ler.Aprende-se a ler com a leitura . Quando a criança entra na escola, a sua leitura de mundo (Freire, 1982) já esta bastante desenvolvida como aprender a ler as letras entre as letras, como dia o poeta (QUEIROS, 2001, P71).





Mauricia

Nenhum comentário:

Postar um comentário