segunda-feira, 27 de julho de 2009

SINTESE CONCLUSIVA


Importa estarmos cientes de que a avaliação educacional, em geral, e a avaliação da aprendizagem escolar, em paeticular, são metas e não fins a si mesma, estando assim delimitadas pela teoria e pratica que as circustancializam. Desse modo, entedemos que a avaliação não se dá nem dára num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzindo em prática pedagógica.
(LUCKESI,2000,p28)
POESIA
Foi ai que nasci: Nasci na sala do 3º ano, sendo professora D. Emerenciana Barbosa, que Deus a tenha. Até então, era analfabeto e despretencioso.
Lembro-me:nesse dia de julho, o sol que descia da serra era bravoe parado. A aula era de geografia e o professor traçava no guadro negro nomes de países distantes.As cidades vinham surgindo na pontes dos nomes, e Paris era a uma torre ao lado de uma ponte e de um rio, a Inglaterra não se enxergava bem no nevoeiro, um esquino, um condor surgiam misteriosamente,trazendo paises inteiros. Então nasci. De repente nasci, isto é, senti vontade de escrever. Nunca pensara no que podia sair do papel e do lapís, a não ser bonecos sem pescoço, com cinco riscos representando as mãos. Nesse momento, porém minha mão avançou para a cartweira à procura de u n oobjeto,achou-o, apertou-o irresistivelmente, escreveu alguma coisa parecida com a narração de uma viagem de Turmalinas ao Polo Norte.
Carlos Drumond de Andrade

Esta poesia é para mostrar como me vejo agora. Certamente era só começar, ainda bem que deixou que eu apostasse em, mim, não digo que já estou sabendo tudo, sei que falta coisas, muitas coisas para aprender, sempre digo que estou saindo com mais dúvidas do que entrei e isto é bom, porque, só assim, vou buscar mais coisas. Nada se encerra aqui, são muitas perguntas.

O que tanto foi visto fazer ou feito que não mais se percebe? O que apesar de tantas condições dificeis e mesmo impeditivas se consegue mudar? O que aquilo tem a ver com uma história coletiva que foi tantas vezes contada? O que se busca mudar em minúsculas ações cotidianas? Oque naqueles materiais e objetos tantas vezes usados foi tecido de diferentes no seu uso? A tudo isso preciso responder, assumindo que essa complexa realidade só poderá ser percebido se assumo os múltiplos uso dos tantos produtos ai existentes como fortes possíveis conhecimentos.
(ALVES,AZEVEDO,2001,p28)

Sebastiana Mauricia


)

Um comentário:

  1. A atividade era fazer uma avaliação do seu processo de construção do portfólio, colocando suas principais dificuldades e como você foi superando estas dificuldadees... Se possível, gostaria que ainda escrevesse a respeito dessa experiência...Ok?

    ResponderExcluir