domingo, 17 de maio de 2009

Oralidade e escrita

Perspectiva para o ensino da língua materna
Texto de Fávero, Leonor Lopes

Comentário sobre o texto:
Desde muito cedo emitimos sons articulados que revelam a vontade de comunicarmos. Mas não é somente pela linguagem falada que comunicamos, a comunicação também acontece por meio de gestos, de sinais, e da linguagem corporal, que surge quando estabelecemos sentido para o mundos que nos cerca, visando, acima de tudo a interação com este mundo e com tudo que está ao nosso redor.
A linguagem oral pode ser definida como uma ponte que nos permite partir do nosso mundo para um contexto social mais amplo, é portanto um veículo de socialização. Quando por exemplo a criança se apropria de uma língua, isto é, aprende a se comunicar verbalmente por meio de signos, ela tem acesso a outras realidades sem vivenciá-las.
Já na escrita, a criança passa por evolução, por etapas no processo de evolução da escrita, para ela a escrita não é mais o objeto, a criança começa a perceber que o segmento da escrita podem representar os sons da fala. Nesse momento, é de suma importância que a criança tenha contato com vários textos e vários registros escritos para que avance no seu processo de construção.
Digo isso porque tenho observado meu filho Kássio, quando ele diz que aquela letra sozinha não forma o nome dele, que tem mais. Quando ele acha o “K” em alguma outra palavra e ele quer achar o restante das letras para completar o seu nome.

Sebastiana Mauricia

Um comentário:

  1. Maurícia, estou muito feliz por seu esforço e superação que vem demonstrando ao continuar com seu portfólio eletrônico. Parabéns! Esta reflexão está bastante interessante e serve como parâmetro para a sala de aula. Agora, seria interessante acrescentar os tópicos do texto lido. Vocês já receberam de volta o Exercício Reflexivo? Caso tenham recebido, é importante que coloque aqui os conceitos que foram estudados. Muito bom! Continue avançando!!

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