domingo, 17 de maio de 2009

Produção Textual - 3ª Atividade




Supermercado


Justificativa
– A partir de informações mais complexas as crianças vão se apropriando de determinadas situações como: construir seu próprio conceito de aprendizagem, isso nos leva a oportunizá-las.

Objetivo – Esta atividade tem como objetivo familiarizar as crianças com a pronúncia de outras letras e palavras, incentivar a criança a localizar suas iniciais do nome nos rótulos dos produtos, bem como classificá-los e explorá-los, trabalhar com material reaproveitável e dar espaço à criatividade da criança, à sua imaginação, à sua capacidade de se apropriar do mundo e transformá-lo.

Desenvolvimento – Solicita-se a família da criança que mande para a escola embalagens de materiais com os quais os filhos tem contato, quando o material chega, a professora explora com as crianças o nome, pra que serve, onde se compra, entre outras coisas. Geralmente a criança já conhece todos os produtos. Em seguida, as crianças organizam os materiais nas prateleiras como num supermercado, outras fazem compras, dramatizam o uso do produto e tornam a guardá-los, classificando-os pelo uso. Neste momento as crianças são incentivadas a localizar suas próprias letras no rótulo das embalagens e as letras dos nomes dos colegas. Depois de bastante explorados os materiais são utilizados nas atividades de confecção de artes, criando carrinhos de caixa de sabão, aviões de pasta de dente, trenzinhos de caixa de fósforo, etc.

Recursos – Caixa de sabão em pó, recipiente do Danone, Yakult, detergente, shampoo, desodorante, latas de achocolatados, leite, aveia, embalagens do sabonete, perfumes, farinhas, gelatinas, etc.

* Para desenvolver esta atividade usei também objetivos do texto – desenvolver a compreensão da leitura, comparar textos novos com textos já conhecidos, percebe os sons da língua, distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como t/d, f/v, p/b, q/g, que são muito parecidos*

Comentário:
A alfabetização é hoje muito discutida, é um momento de suma importância para a educação infantil. Alguns consideram que se deve ensinara a criança que cada letra representa um som, acreditando que isso é o certo, como se o processo de alfabetização pudesse resumir ao aprender letras e sílabas, ser alfabetizado é mais que isso, é mais que traduzir o texto, é compreender o que está escrito, o que a mensagem pretende transmitir. É aí que entra a questão, a perspectiva do letramento, fazendo com que ele exerça sua condição de alfabetizado, compreendendo, aceitando ou questionando o conteúdo que se lê.
Sebastiana Mauricia

Um comentário:

  1. As atividades 2 e 3 estão adequadas aos objetivos traçados. Espero que tenha compreendido a importância dessa tarefa. Só tenho uma sugestão: na atividade 3, a imagem não condiz com a atividade. Que tal procurar uma foto ou imagem que tenha relação com o que registrou???

    ResponderExcluir