domingo, 17 de maio de 2009

Produção Textual - 1ª Atividade


Atividades desenvolvidas sobre o texto do dia 30/04/2009
Processos iniciais de leitura e escrita
Rosileide Magalhães de Souza

“A prática educativa deve buscar situações de aprendizagem que reproduzam contextos cotidianos nos quais, por exemplo, escrever, contar, ler, desenhar, procurar uma informação etc., que tenha uma função real. Isto é, escreve-se para guardar uma informação, para enviar uma mensagem, contam-se tampinhas para encontrar uma solução...”
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Vol. 1- p. 35)

1ª Atividade
Brincando com as Letrinhas

Justificativa
– Vivendo num mundo repleto de signos gráficos as crianças tem contato direto com as palavras, significativas ou não, sendo essa estas fazem leitura de mundo no seu cotidiano quando leem em outdoor nomes de marcas de produtos consumidor por elas e por outras pessoas próximas, bem como ao folhearem revistas, livros de histórias, encartes, dentre outros.

Objetivo – Esta atividade tem como proposta estimular o gosto pela leitura, ampliar e favorecer o contato com elementos gráficos, priorizar neste processo o contato com o vocabulário e o próprio nome.

Desenvolvimento – É colocado sobre a mesa uma caixa de papelão contendo as letras do alfabeto, colocadas em seu interior de modo que as crianças possam visualizar de forma clara e objetiva as letras do seu nome e de seus colegas. Escrevem-se e recortam-se as letras do alfabeto juntamente com as crianças na folha de papel ofício que será utilizado para produção e em seguida ela é entregue para seu dono. Pede-se as crianças para colarem as letras na folha de papel ofício em branco que foi distribuído de acordo com seus nomes na chamadinha. Num momento anterior, aproveita-se para estimular as crianças a fazerem o reconhecimento e identificação dos seus nomes e dos colegas na caixa do alfabeto e na chamadinha. Posteriormente pode-se pedir as crianças que, além de identificarem escrevam tanto o seu nome, como o dos colegas. Quando as crianças já reconhecerem os nomes começa-se a estimulá-las a escrita dos mesmos.

Recursos – Caixa de papelão, papel ofício e cola.

* Para desenvolver esta atividade usei os objetivos do texto - desenvolver a memorização, estimular a pronúncia de sons claros e reconhecer a ortografia das palavras *

Um comentário: