Contando Histórias
Justificativa – Desde muito cedo, as crianças já convivem com a língua escrita no seu dia a dia. Essa convivência faz com que elas elaborem estratégias de compreensão e apropriação do sistema de escrita. Os contos de fadas e histórias em geral são introduzidos desde que as crianças entram na pré-escola e, como acontece também com as crianças ouvintes, as histórias são contadas várias vezes.
Objetivo – Esta atividade tem por finalidade proporcionar momentos de contatos prazerosos com a história do Chapéuzinho Vermelho, despertar o gosto pelas histórias infantis, incentivar a linguagem e expor as crianças à leitura e à fala.
Desenvolvimento – São apresentadas as crianças fantoches dos personagens chapeuzinho Vermelho, onde primeiro a professora conta a história. Em um segundo momento as crianças começam a relatá-las. Nota-se que depois de algum tempo as crianças se apropriam do papel de contadores dramatizando para os colegas, demonstrando conhecer a história e escolhendo os papéis. As crianças são incentivadas a registrar alguns aspectos da história como o nome dos personagens, músicas, bem como palavras que se repetem, provavelmente por contarem várias vezes. As crianças memorizam as músicas com maior facilidade.
Recursos – Fantoches, murais, cadeira e lençol.
* Para desenvolver esta atividade usei outros objetivos do texto - desenvolver habilidade linguísticas e cognitivas, desenvolver a interpretação e desenvolver a memorização *
Desenvolvimento – São apresentadas as crianças fantoches dos personagens chapeuzinho Vermelho, onde primeiro a professora conta a história. Em um segundo momento as crianças começam a relatá-las. Nota-se que depois de algum tempo as crianças se apropriam do papel de contadores dramatizando para os colegas, demonstrando conhecer a história e escolhendo os papéis. As crianças são incentivadas a registrar alguns aspectos da história como o nome dos personagens, músicas, bem como palavras que se repetem, provavelmente por contarem várias vezes. As crianças memorizam as músicas com maior facilidade.
Recursos – Fantoches, murais, cadeira e lençol.
* Para desenvolver esta atividade usei outros objetivos do texto - desenvolver habilidade linguísticas e cognitivas, desenvolver a interpretação e desenvolver a memorização *
Nenhum comentário:
Postar um comentário